BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

JOAQUIM INÁCIO DE CARVALHO FILHO

DESEMBARGADOR JOAQUIM INÁCIO DE CARVALHO FILHO, natural de Martins-RN, nascido a 6 de fevereiro de 1888 e faleceu em sua terra natal no dia 9 de junho de 1948. Bacharel em Direito pela Faculdade do Recife (1908). Percorreu longo itinerário na vida pública do Rio Grande do Norte, tendo exercido revelantes cargos e funções, diretor do Grupo Escolar “Almino Afonso”, de Martins,iniciando a advocacia; Promotor público da Comarca de Assu; Juiz de Direito de Jardim do Seridó, Deputado Estadual (1913/1915 e 1916/1917): Secretário-Geral do Estado(alguns meses, 1918, no governo de Joaquim Ferreira Chaves), Juiz de Direito da Comarca de Caicó e Canguaretama, Diretor do Departamento de Agricultura e depois do Departamento da Fazenda; Desembargador (31/12/1927), posto em disponibilidade pelo exercício do cargo de Vice-Presidente do Estado (1928/1930). Prefeito de Natal, o qual tomou posse em 3 de janeiro de 1931.
Recoconstitucionalizando o país, foi eleito senador Federal (1935) pela Assembléia Constituinte Estadual. Durante o Estado Novo, ocupou a presidência do Conselho Administrativo e o cargo de Prefeito de Natal. Encerrou a sua vida pública como Prfeito de sua terra natal.
Conviviam em Joaquim Ignácio o homem de ação e o intelectual, este interesse, primordialmente, no estudo de aspectos econômicos, geográficos e administrativos do Estado. Alguns de seus estudos foram enfeixados no livro “O Rio Grande do Norte em Visão Prospectiva.

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious

Comentários

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
O RN PASSA POR AQUI! - COM 64 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS

Quem sou eu

Minha foto
SOU O STRR PMRN JOTA MARIA, NASCIDO NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN.AQUI OS OESTANOS VÃO CONHECER A HISTÓRIA DOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO . OESTE POTIGUAR. TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER MOSSOROENSE E OESTANO DO RIO GRANDE DO NORTE. SOU SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE